Coordenador : Gloria Braga Onelley
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388456.2206.73211.04012023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à Universidade; autores e leitores interessados em Letras (Língua e Literaturas), Artes, Comunicação, Filosofia e áreas afins.
Local de atuação: EGL - Instituto de Letras - UFF
Objetivo
1. Promover a valorização das atividades culturais ligadas ao ensino como parte da formação geral e integrada dos discentes, estimulando a participação nessas atividades para além da sala de aula. 2. Promover a formação de revisores, por meio de técnicas e estratégias editoriais, valorizando as práticas de leitura e escrita no âmbito universitário. 3. Disponibilizar ao público universitário e ao público em geral interessados por questões literárias, linguísticas e afins leitura qualificada de artigos cuidadosamente revisados. 4. Estimular a prática da leitura e da escrita com reuniões periódicas para a capacitação da equipe de revisores. 5. Divulgar a produção acadêmica da UFF e de outras instituições universitárias. 6. Proporcionar um espaço de troca de conhecimento entre docentes e discentes, autores e leitores.
Resumo
O projeto de extensão Oficina de Revisão Editorial, a ser desenvolvido no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tem por objetivo constituir uma equipe de alunos de graduação e de pós-graduação desta Universidade, regularmente matriculados, para formação em revisão editorial e aplicação desse processo em artigos submetidos aos seguintes periódicos: Cadernos de Letras (Qualis B1) e Revista Gragoatá (Qualis A2), publicações vinculadas, respectivamente, ao Instituto de Letras (IL), ao Programa de Pós-Graduação (Estudos de Literatura e Estudos de Linguagem). Trata-se de um projeto anual, tendo em vista serem o primeiro publicado semestralmente e o segundo, a partir de setembro de 2018, a cada quatro meses. Esta ação extensionista integra-se ao Projeto Publicação de Periódicos e Preservação da Memória do Instituto de Letras, aprovado na reunião de Colegiado de Unidade.